Eleita uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, a Ilha de Komodo é muito mais do que apenas o lar dos incríveis dragões que dão o nome à porção de terra. Apesar de pequena no tamanho, Komodo é gigante quando o assunto são belezas naturais. Dificilmente você verá paisagens como as da região em qualquer outro lugar do mundo.
Recentemente, decidimos incluir a Ilha de Komodo em nosso roteiro Indonésia. Mesmo com um certo medinho dos dragões gigantes, nós topamos essa aventura e foi simplesmente extraordinário! Então, se você quer aproveitar as nossas dicas bem fresquinhas para conhecer a ilha, aqui é o lugar certo.
Você vai encontrar informações úteis para planejar a sua viagem e descobrir como chegar, como conhecer e tudo o que fazer em Komodo. Vamos nessa aventura juntos.
Ilha de Komodo: vale a pena conhecer?
Você pode até pensar que visitar a Ilha de Komodo pode acabar sendo um programa de índio, mas basta conhecer um pouco da ilha para ver que ela é surpreendente. Com paisagens exuberantes, mar deslumbrante e vida selvagem diversa, é impossível não se encantar com Komodo.
A ilha ganhou renome internacional por causa dos famosos dragões de Komodo, mas há muito mais o que se fazer por lá além de conhecê-los. Com suas águas azul-turquesa quentinhas e paisagens acidentadas, Komodo é o destino ideal para quem deseja se conectar com a natureza.
Então, além de se aventurar no Parque Nacional de Komodo (uma área de proteção animal), outras opções de o que fazer na ilha são trilhas, caminhadas e, claro, um bom mergulho para ver os peixinhos mais coloridos que você puder imaginar!
Precisa de mais motivos para conhecer a ilha? Ao longo desse post você certamente estará convencido.
Nossa viagem no Youtube!
Onde fica e como chegar na Ilha de Komodo?
Antes de descobrir quais são os principais passeios da região, vamos te mostrar onde fica a Ilha de Komodo. Ela está situada no centro do arquipélago indonésio, entre as ilhas de Flores e Sumbawa.
Normalmente, para chegar até o Parque Nacional de Komodo, os turistas partem de Labuan Bajo ou de Lombok. Logo a seguir vamos te mostrar como proceder a partir de cada uma dessas ilhas.
Saindo de Labuan Bajo
Em primeiro lugar, a cidade mais próxima do Parque Nacional de Komodo se chama Labuan Bajo. Para chegar até ela, pegamos um voo saindo de Bali para lá, que durou 1h10, pela cia aérea Air Asia, uma cia aérea low cost asiática que gostamos bastante.
A viagem de Labuan Bajo até o parque dura cerca de 2 horas e segue por água, em uma embarcação. Você também tem a alternativa de fazer um cruzeiro pelo arquipélago. Nós fizemos o cruzeiro de dois dias, mas achamos que vale a pena fazer o de três dias para ter um pouco mais de tempo.
Saindo de Lombok
Em segundo lugar, Lombok está a cerca de 600 km de distância de Komodo. Você pode pegar um voo de Lombok até Labuan Bajo e de lá um barco até o parque. Outra opção envolve ir de ferry até Labuan Bajo e em seguida pegar outro até Komodo. No entanto, essa segunda forma leva muito mais tempo.
A única maneira de chegar até Komodo é de barco – Foto: @nandahudson
Como conhecer a Ilha de Komodo?
Nossa escolha para explorar a região foi em um cruzeiro ilha de Komodo. Contudo, vamos contar um pouco sobre as possibilidades agora. Assim, esperamos que você fique confiante para escolher a opção que mais fizer sentido para sua viagem e orçamento.
01. Se hospedar em Labuan Bajo
Se você está pensando como ir para a ilha de Komodo, a primeira forma de conhecê-la é se hospedando na cidade de Labuan Bajo mesmo e fazendo os passeios de barco para as ilhas diariamente. Essa é a opção mais indicada caso você queira dormir em terra firme (seja por receio ou tendência a enjoos! rs).
Há bons hotéis na cidade e você pode fazer passeios bate-volta até os principais pontos do Parque Nacional de Komodo. Mais a frente iremos te mostrar algumas das indicações de hospedagem na ilha caso você opte por ficar de base em Labuan Bajo.
02. Experiência a bordo de um barco – nossa escolha!
Em segundo lugar, o cruzeiro de barco pela região de Komodo foi a nossa escolha, como já mencionamos, e foi incrível! Sem dúvida, é uma experiência fora do convencional onde você dorme em um barco confortável e faz todas as atividades.
Apesar de chamarmos de cruzeiro, não espere nada grandioso ou repleto de atrativos, shows, teatros, salões de jogo e etc. As embarcações são confortáveis, mas consideravelmente pequenas para o que entendemos como cruzeiro.
Fizemos um pacote de 2 noites e 3 dias com a empresa Long Lasting Trip e adoramos. O barco estava novinho, limpo e era muito confortável. Há algumas categorias de quarto, mas nós escolhemos a Master Cabin com varanda e banheiro privativo, pois depois dos 30 a gente não quer passar muito perrengue. E quer saber de uma coisa? Valeu muito a pena pagar um pouquinho mais pelo conforto.
Vale ressaltar que nesse tipo de cruzeiro está incluído no valor o transfer ida e volta do aeroporto (ou do seu hotel em Labuan Bajo), passeios, alimentação, guia e fotógrafo. Não está incluso a taxa de visita a Komodo Island, onde estão os dragões de Komodo e nem as bebidas alcoólicas, mas você pode comprá-las antes de entrar no barco e deixar na sua cabine.
Melhor época para conhecer a Ilha de Komodo
Podemos dizer que é possível conhecer a Ilha de Komodo em qualquer época do ano. Entretanto, se você deseja ver de perto a vida selvagem da ilha, algumas épocas podem ser melhores do que outras.
Entre setembro e novembro será a melhor época para o mergulho em Komodo. Dentre os animais observados temos as arraias manta, tartarugas, peixes diversos e até tubarões-baleia. A transparência da água nesse período fica surreal, ainda mais do que já naturalmente é.
Já a alta temporada vai de junho a agosto. Caso sua viagem seja nessa época, certifique-se de reservar passeios e hospedagens com antecedência. E prepare-se para o calorão.
Quantos dias para conhecer a Ilha de Komodo?
Após 2 dias dias de viagem, podemos dizer que ficou um gostinho de quero mais! Então, se você quer saber nossa sugestão de quantos dias para conhecer a Ilha de Komodo, nós não poderíamos dizer nada menos do que 4 dias. Assim, será possível explorar melhor o Parque Nacional de Komodo e também Labuan Bajo.
Por outro lado, para quem está com pouco tempo, existem passeios de lancha pelo Parque Nacional de Komodo que funcionam muito bem para um bate e volta saindo de Labuan Bajo.
Além disso, você pode aproveitar e fazer como a gente e aproveitar o cruzeiro de 2 dias. Seja qual for a quantidade de dias passados na região, temos certeza de que você vai se apaixonar pelas paisagens selvagens que serão vistas.
O que fazer em Komodo: principais passeios da região
E aí, já está animado para conhecer a região? Então, vamos começar a desvendar o que fazer em Komodo. Em meio à paisagens naturais de tirar o fôlego, há muitos passeios pelas ilhas ao redor do Parque Nacional de Komodo. Continue sua leitura para descobrir quais são eles:
01. Kelor Island
Kelor Island foi a primeira parada do nosso tour, apenas 1 hora após que havíamos saído do porto. A ilha já mostra que não faltarão paisagens alucinantes durante os dias de passeio.
Subimos uma trilha curtinha e bem tranquila e lá do alto o visual era de cair o queixo. A paisagem é super diferente de tudo que havíamos visto pela Indonésia até então. Realmente impressionante!
Dica: Vá com roupas leves e calçados confortáveis, pois o calor é bem intenso por lá. Apesar da trilha ser curtinha, chegamos ao topo suando muito.
Para amenizar o calor que estava fazendo, ao retornar da trilha demos um mergulho na praia de Kelor Island. O mar possui tons de azul lindíssimos e a areia é branquinha e fofa. Vimos inclusive três tubarões baby na água bem pertinho de onde estávamos! Apesar do susto, nosso guia nos falou que apenas os pequenos chegam nessa praia. Ufa!
02. Padar Island
Para conhecer Padar Island nosso dia começou beeem cedo, mais precisamente às 04:30 da manhã. Fizemos a trilha para apreciar o nascer do sol do topo da montanha esperando um visual espetacular e muita tranquilidade, mas infelizmente, ao chegar lá vimos que já estava lotado de turistas.
A trilha até o topo de Padar Island é uma super dica de o que fazer na Ilha de Komodo, mas ela conta com nada menos do que 800 degraus. Ao longo do caminho existem vários mirantes de observação onde você pode fazer uma pausa para fotos e recuperar o fôlego. Confessamos que a trilha é bem suada, mas o esforço vale a pena para ver uma das paisagens mais bonitas de Komodo.
Ah! Se você quiser tirar fotos com menos gente ao redor, fique lá em cima até depois das 7 horas da manhã. Após esse horário, os turistas começam a retornar para tomar café da manhã nos barcos e você fica mais à vontade.
03. Komodo Island
A cerca de 1 hora de barco de Padar Island chegamos à famosa ilha do dragão de Komodo. Logo que você chega já começa a avistar estes animais impressionantes. Aliás, essa é a única ilha do mundo onde se consegue ver os dragões tão de pertinho. Além de Komodo Island, você também pode encontrá-los em mais 4 ilhas.
Os dragões de Komodo são répteis gigantes. Eles podem chegar a 3m de comprimento e pesar até 60kg! Existem apenas 1500 espalhados pelo mundo e só em Komodo Island vivem 40 deles.
O passeio pelo parque é muito bom e vale a pena porque o guia vai explicando sobre os animais e curiosidades da ilha. Eles também ajudam a nos proteger, pois os dragões da ilha não são domesticados e são perigosos. Respeite sempre o espaço do animal. Podemos dizer que a gente fica com um pouco de medo, mas no final conseguimos tirar uma foto bem perto deles (com a ajuda do guia, claro!).
Vale saber que o parque possui taxa de entrada e normalmente ela não está inclusa no passeio. Pagamos 150 mil rúpias, o equivalente a R$150,00 por pessoa.
04. Pink Beach
Definitivamente, Pink Beach na Ilha de Komodo foi um dos nossos lugares favoritos da viagem. O visual dela tem um contraste muito legal. Primeiro com a água do mar azul cristalina (e quentinha), passando por uma faixa de areia rosada e terminando com outra faixa de areia branca.
Aliás, o nome de Pink Beach deriva justamente dessa areia rosa. Ela é fruto de resíduos de corais vermelhos. Prepare sua câmera para tirar fotos incríveis!
A única coisa ruim em Pink Beach é que tivemos apenas 1 horas e essa é uma desvantagem de contratar um passeio fechado. Caso você fique hospedado em Labuan Bajo, recomendamos o passeio de barco diretamente para cá. Você vai aproveitar muito mais as belezas dessa praia.
05. Manta Point
Outro passeio imperdível no Parque Nacional de Komodo é o mergulho com as arraias manta. Existe um ponto que é conhecido como Manta Point próximo à Pink Beach onde é possível avistá-las o ano todo, mas especialmente na época das chuvas.
Fizemos um mergulho rápido em Manta Point e apesar de não termos conseguido tirar fotos das arraias dentro d’água, vimos algumas enormes. Além delas, é possível avistar outros animais, incluindo tubarões (esses não tão pequenos).
06. Assistir a migração dos morcegos gigantes durante o pôr do sol
O pôr do sol na região da Ilha de Komodo guarda um espetáculo da natureza impressionante que vale a pena ser presenciado. Basta o sol se esconder que milhares de morcegos gigantes migram de uma ilha para a outra. É possível tirar fotos incríveis, ainda mais com as cores do céu do final da tarde da região.
Os morcegos ficam em Kalong Island e no cair da noite eles vão para as ilhas vizinhas em busca de comida. O fenômeno também pode ser observado no início do dia seguinte quando os morcegos retornam para sua ilha original.
07. Snorkel nos diversos pontos de mergulho da região
Se você quer atualizar suas definições de mergulho perfeito, precisa cair na água em Komodo. A região atrai mergulhadores do mundo todo por conta da sua vida marinha abundante.
Um “simples” mergulho de snorkel na Ilha de Komodo se transforma em uma experiência surpreendente. Vimos uma infinidade de peixes coloridos das mais diversas espécies, arraias e corais enormes. Ficamos encantados e temos certeza de que você também ficará.
08. Mergulho com cilindro
A saber, Komodo é um super point de mergulho. A variedade de espécies encontradas aqui é fenomenal. Além do mergulho de snorkel, você pode aproveitar e fazer o curso por lá ou se já tiver o certificado de mergulhador PADI, pode aproveitar para ver muita vida marinha nos diversos spots de mergulho.
A alta temporada para mergulho em Komodo vai de abril a novembro. Nesses meses, o clima está mais seco e a visibilidade é perfeita. Somado a isso, o mar calmo possibilita encontrar arraias manta, peixes, tubarões e recifes de corais nas mais diversas cores.
09. Caverna de Rangko
Por sua vez, Rangko Cave é uma verdadeira jóia próximo à Labuan Bajo. Chegar até ela não será tarefa complicada. Ela fica a uma curta distância da cidade e, em seguida, basta seguir de barco até a entrada da caverna.
A caverna de Rangko é feita de calcário e possui uma abertura por onde a luz do sol entra, promovendo um espetáculo de luz impressionante. No centro da caverna há uma piscina que, quando iluminada, fica em um tom de azul muito bonito. Ah! E você pode nadar no poço. Recomendamos o uso de calçados aquáticos, pois algumas pedras podem ser escorregadias.
A melhor hora para visitar a caverna é entre 14:30 e 15h. Nesse horário há a maior incidência de luz solar. O acesso à Rangko Cave é permitido mediante uma taxa de 50 mil rúpias. Para facilitar e você não precisar se preocupar com nada, caso prefira você pode reservar seu passeio com antecedência por aqui.
10. Conhecer o Vilarejo de Komodo
Por fim, conhecer o vilarejo de Komodo é a oportunidade perfeita para mergulhar na cultura local e ver de perto como vivem os habitantes da ilha. Os habitantes da ilha são super simples e amigáveis.
A vida na vila é bem pacata e as pessoas vivem da pesca e da venda de artesanato para os visitantes do Parque Nacional de Komodo. As famílias recebem a todos muito bem e sempre com um sorriso no rosto. Nós gostamos muito dessas experiências.
Onde ficar na Ilha de Komodo: melhores hotéis
Agora que você já sabe o que fazer em Komodo, vamos descobrir quais são as melhores opções de hospedagem na ilha.
01. Komodo Resort
Com direito a seu próprio recife de corais, o Komodo Resort oferece uma verdadeira experiência de hospedagem. Ele fica em uma ilha paradisíaca e é perfeito para quem está procurando relaxamento e muita tranquilidade, aliado com um atendimento de primeira.
Os bangalôs são espaçosos e confortáveis. Todos possuem varanda e uma vista impagável para a praia. O resort oferece diversos mergulhos, incluindo a certificação PADI para quem deseja se especializar. Outro ponto bastante elogiado é o restaurante do empreendimento. Sem dúvida, uma das melhores opções de onde ficar na Ilha de Komodo.
- Diárias para casal a partir de: R$ 1.700,00 VER PREÇOS
- Café da manhã, almoço e jantar incluídos
- Nota no Booking: 9,0 / 43 avaliações.
Avaliação em destaque:
“A ilha é um paraíso e o hotel aproveita ao máximo as circunstâncias (não há água doce na ilha, o hotel tem que conseguir!). O recife de coral é deslumbrante, um dos melhores do parque, os quartos são espaçosos e limpos, a comida é boa, a equipe é muito simpática e competente. se você quer relaxar, fazer snorkel, mergulhar e curtir a natureza este é o melhor lugar em Komodo.” Ludovica em 31 de agosto de 2023.
02. Jhuna Komodo Homestay
Komodo não oferece muitas opções de hotéis, então outra alternativa é o Jhuna Komodo Homestay, que fica próxima da Pink Beach. A acomodação é familiar, ou seja, você poderá viver uma autêntica experiência em Komodo.
Segundo hóspedes, a casa é limpa e confortável, a alimentação é boa e farta com café da manhã em estilo buffet e asiático com pratos quentes, frutinhas e comidas regionais.
A grande vantagem é que o dono da casa é guarda florestal e dá excelentes explicações sobre tudo na ilha e ele pode ser um excelente guia do lugar. Eles também podem providenciar traslados, o que pode ser bem conveniente para a sua estadia ficar completa.
- Diárias para casal a partir de: R$ 153,00 VER PREÇOS
- Café da manhã, almoço e jantar incluídos
- Nota no Booking: 9,7 / 03 avaliações.
Avaliação em destaque:
“A hospedagem domiciliar na bela Ilha de Komodo foi tudo o que eu esperava. Pude experimentar viver em uma genuína vila, sendo bem cuidado. A comida era deliciosa e abundante. A casa é limpa e confortável. Qualquer problema que tive foi resolvido e os donos são muito bem informados sobre a ilha e os Dragões de Komodo. Por ser um guarda florestal, ele nos guiou pelo parque onde presenciamos vários Dragões, ele também nos levou para belas praias e locais nas ilhas vizinhas. Seu conhecimento das ilhas foi valioso para tornar a minha estadia uma lembrança que sempre vou valorizar.” Luigi em 16 de fevereiro de 2024
Onde ficar em Labuan Bajo: melhores hotéis
Labuan Bajo é bastante utilizada como base para quem vai explorar a famosa Ilha de Komodo. Assim sendo, vejamos algumas indicações de hotéis por lá para todos os gostos e bolsos.
01. Sudamala Resort
Para quem gosta de atendimento exclusivo e acomodações de primeira, o Sudamala Resort vai proporcionar a melhor hospedagem em Labuan Bajo. O resort é incrível e possui uma vibe super tranquila.
Os quartos são adoráveis e as camas possuem uma bela vista para o jardim da propriedade. Algumas acomodações possuem piscina privativa. O Sudamala oferece diversas comodidades, como piscina, academia e um ótimo restaurante especializado em cozinha americana e indonésia.
- Diárias para casal a partir de: R$ 640,00 VER PREÇOS
- Café da manhã incluído
- Nota no Booking: 9,0 / 597 avaliações.
Avaliação em destaque:
“Tudo no resort é ótimo. Nós simplesmente amamos a nossa estadia aqui. O resort em si é lindo e dá a você uma sensação de calma quando você chega 🙂 A equipe é excelente, assim como as instalações. A cama e os travesseiros são de ótima qualidade e isso é muito apreciado. Se você está procurando um lugar em Labuan Bajo, esta é a escolha perfeita.” Catarina em 2 de dezembro de 2023.
02. Le Pirate Island – Adults Only
Localizado em uma ilha privativa, o Le Pirate Island é uma excelente opção de onde ficar em Labuan Bajo numa hospedagem estilo glamping. Os bangalôs são super charmosos, feitos de bambu e palha. O banheiro fica dentro da área da acomodação, mas ao ar livre.
O Le Pirate conta com restaurante e bar. Diariamente é servido um delicioso café da manhã, sempre bastante elogiado pelos hóspedes. A equipe do hotel também recebe muitos elogios.
- Diárias para casal a partir de: R$ 317,00 VER PREÇOS
- Café da manhã incluído
- Nota no Booking: 9,4 / 853 avaliações.
Avaliação em destaque:
“A ilha é incrível! Tem atividades à disposição dos hóspedes por uma quantia super acessível. Têm o pequeno monte para ver a paisagem e o ginásio ainda, e tem ainda atividades noturnas depois do jantar! Amei a ilha, lugar perfeito para reconectar, descansar, descontrair. Melhor snorkeling que já fiz, tartarugas, tubarões inofensivos, e as mais diversas espécies de peixes. O staff é do mais atencioso e amável que já vi!” Beatriz em 7 de novembro de 2023.
03. Blue Parrot
No centrinho de Labuan Bajo, o Blue Parrot é uma opção mais econômica e bem confortável. O hotel possui uma bela vista para a baía e o anfitrião o Sr Suni recebe a todos muito bem.
Os quartos são básicos, mas o conforto é garantido. Tudo é sempre bem limpinho e organizado. E o melhor de tudo é que ele fica bem localizado, além de possuir ótimo custo-benefício.
- Diárias para casal a partir de: R$ 271,00 VER PREÇOS
- Café da manhã incluído
- Nota no Booking: 8,9 / 340 avaliações.
Avaliação em destaque:
“Suni, quem ficou responsável por me receber é extremamente gentil, cuidadoso e alto astral. O lugar tem um pôr do sol incrível, fica localizado em um ambiente super tranquilo. O quarto estava super limpo, a cama e o chuveiro são sensacionais! Super recomendo!!” Giovana em 18 de junho de 2023.
04. Bayview Garden Hotel
Com ótima localização, o Bayview Garden Hotel é outra ótima opção de onde se hospedar para conhecer a ilha de Komodo. As suítes são bem confortáveis e possuem varanda com vista para o mar. Algumas unidades são equipadas com piscina privativa e há quartos família para quem viaja com crianças.
Dentre as comodidades oferecidas aos hóspedes temos piscina, bar, jardim e restaurante. Sem dúvida, o Bayview possui uma das vistas mais bonitas da cidade.
- Diárias para casal a partir de: R$ 386,00 VER PREÇOS
- Café da manhã incluído
- Nota no Booking: 8,4 / 386 avaliações.
Avaliação em destaque:
“Boa localização próximo ao centrinho, porém é na parte mais alta então você desce e tem subida de morro no trajeto de volta. O quarto é bom porém pelo valor da estadia esperava ser melhor. Ótimo café da manhã e atendimento!!” Tairini em 6 de outubro de 2023.
Precisa de seguro viagem para a Indonésia?
Muitos turistas desconhecem essa informação, mas o seguro viagem Indonésia passou a ser obrigatório desde a pandemia de Covid-19. É importante ressaltar que a apólice precisa possuir cobertura mínima de USD 25 mil, incluindo a cobertura para gastos decorrentes da Covid.
E se você não sabe onde encontrar o seguro perfeito para seu perfil, recomendamos procura com a ajuda da ferramenta de comparação que a gente sempre usa quando fazemos uma viagem internacional. Lá você consegue ver lado a lado até 4 seguros por vez. Assim fica mais fácil encontrar aquele que melhor se encaixa na sua viagem (e no seu bolso!).
Além disso, como nosso leitor, aplique o cupom AVENTURAS15 na hora de efetuar o pagamento que você terá 15% de desconto garantido! Caso efetue o pagamento via PIX ou boleto bancário ainda garantirá mais 5% de desconto.
Chip de Internet Indonésia
Hoje em dia nós estamos sempre conectados à internet aqui no Brasil e é claro que isso não pode ser diferente em uma viagem internacional. Se você deseja se manter conectado durante toda sua viagem, não esqueça de incluir a compra de um chip de internet Indonésia no seu checklist de viagem.
Em nossa viagem à Komodo, nós optamos por comprar o chip da America Chip. Ele oferece internet 4G ilimitada em mais de 200 países por um preço bem mais acessível em comparação ao roaming das operadoras locais. A vantagem é que você pode adquirir seu chip através do site da empresa e recebê-lo em casa alguns dias antes da viagem.
Aproveite nosso cupom MALADEAVENTURAS para garantir 10% de desconto na sua compra.
Dúvidas frequentes de quem pesquisa pela Ilha de Komodo
A Ilha de Komodo é um destino um tanto quanto fora do convencional para nós brasileiros. Por isso, na hora de planejar seu roteiro pode ser que surjam dúvidas. Aliás, muitos seguidores enviaram perguntas e para ajudar o máximo de pessoas possível, vamos responder as mais frequentes a seguir. Dê uma olhada se a sua questão já aparece aqui:
Como ir para Ilha de Komodo?
A forma mais fácil de chegar à Ilha de Komodo é de avião. A Ilha de Labuan Bajo é a mais próxima e conta com um aeroporto que recebe voos de diversas partes da Indonésia. A partir daí, você precisará pegar uma embarcação para chegar até Komodo.
Como ir de Bali para ilha de Komodo?
Muita gente se pergunta como ir até a ilha de Komodo saindo de Bali. Em primeiro lugar, existem voos diários entre Bali e Labuan Bajo com 1 hora de duração. Outra opção interessante são os cruzeiros como o que nós fizemos.
Onde ver o dragão de Komodo?
Imponentes e até um pouco assustadores, os dragões de Komodo são animais encontrados no Parque Nacional de Komodo. Embora possamos achar esses animais em algumas outras ilhas da Indonésia, Komodo ainda é o melhor lugar para ver dragões de Komodo.
Quais são os animais da Ilha de Komodo?
Além dos dragões de Komodo, quais são os outros animais da ilha de Komodo? A fauna da região é riquíssima e você poderá encontrar cervos timorenses, búfalos asiáticos, porcos selvagens, ratos, aves diversas, cacatuas de crista amarela, mariposas gigantes, morcegos gigantes e até aranhas enormes.
Pronto para conhecer a Ilha de Komodo?
E aí, gostou de conhecer mais sobre a Ilha de Komodo? Caso ainda tenha ficado alguma dúvida é só deixar nos comentários abaixo que iremos te ajudar. Depois volte para nos contar como foi sua experiência utilizando nossas dicas.
Leia também:
Roteiro Bali: opções para 12, 15 ou 20 dias de viagem
O que fazer em Bali: 32 passeios na ilha mais conhecida da Indonésia
Onde ficar em Bali 2024: Ubud, Uluwatu, Canggu ou Seminyak?
Viagem para Bali: 20 coisas que você precisa saber antes de ir
Olá, Nanda. Em primeiro lugar, parabéns. Seu blog é espetacular. Muito completo e ao mesmo tempo, muito suscinto. Eu não entendi uma coisa: vc fez o “cruzeiro” e também ficou hospedada em hotel?? Se pudesse me dar essa dica, eu agradeceria muito. Posso ficar 4 dias na região. O que vc pode sugerir pra mim? Vou eu e o meu marido. Muuitoo obrigada por enquanto.
Oi Teresa, tudo bem?
Que bom que gostou das dicas, espero que te ajude a planejar essa viagem!
Não me hospedei em hotel não, fiz apenas o passeio de 3 noites e dois dias pela Ilha de Komodo com a empresa Long Lasting Trip, conforme mencionei no artigo. Caso você tenha mais tempo, pode ficar hospedada na cidade de Labuan Bajo, onde fica o aeroporto e de onde saem os passeios de barco!